quinta-feira, 8 de julho de 2010

Olá colegas!

Inúmeros são os desafios que atualmente se apresentam para a educação, sendo que um dos mais delicados trata-se justamente do uso equilibrado entre o conhecimento curricular e o conhecimento relacionado ao uso das mídias e das tecnologias.

Nesta ótica, esta oficina tem como objetivo, instrumentar os professores no uso destas tecnologias. Especialmente neste caso, no conhecimento e na utilização dos aplicativos educacionais embarcados no LINUX Educacional 3.0.
Segundo Prado (2005),

(...) o cenário educacional requer que o professor saiba como usar pedagogicamente as mídias e, este “como” envolve saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais orientadores da prática pedagógica do professor”. (p. 2)

Portanto, cabe ao professor saber como usar pedagogicamente a informática educativa, através de seus aplicativos, softwares e objetos educacionais de uma forma coerente e equilibrada com o conteúdo acadêmico.



Sistemática desta oficina:

1º Momento / Encontro Presencial (7h)

- Apresentação dos Aplicativos Educacionais Embarcados no LINUX Educacional 3.0;
- Experimentação e testagens destes aplicativos;
- Elaboração em grupos por Escolas e/ou Àreas do Conhecimento, de atividades envolvendo estes aplicativos de uma forma integrada ao conteúdo acadêmico;



2º Momento / Atividade à Distância (6h)

- Aplicação da atividade planejada na Escola;
- Documentação desta aplicação (fotos, filmagens, apresentações, etc.);



3º Momento / Apresentação dos resultados (7h)

- Multiplicação e Socialização das atividades, evidenciando seus aspectos positivos e negativos;
- Criação de um BANCO de ATIVIDADES, neste Blog, possibilitando futuras consultas para utilização destes aplicativos em atividades pedagógicas.




Uma boa oficina para todos...
Equipe do NTE/Cachoeira do Sul
Vivendo o presente... PROJETANDO o FUTURO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário